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Atividades Pedagógicas

sábado, 16 de outubro de 2010

Inclusão



Dificuldades de aprendizagem


Hoje há número significativo de crianças com dificuldades escolares e esses fracassos levam a evasão escolar.
Alguns autores acham que fatores como:
- deficiência metal;
- problemas físicos;
- linguagem deficiente;
- problemas emocionais;
- aspecto como saúde e nutrição;
- diferenças culturais e sociais;
- dislexia;
- deficiências-não verbais entre outros.

Levam a dificuldades de aprendizagem na escrita, leitura e aritmética.
A escola tem como função principal a integração do aluno na sociedade facilitando seu convívio com o adulto. Ela também tem a função selecionar os alunos que tem menos facilidade de aprender.
Alguns professores não conseguem sanar as dificuldades dos alunos em sua totalidade. Estes alunos com dificuldades não vêem sentido nas aulas que se tornam desestimulantes e a aprendizagem difícil.
O relacionamento professor- aluno é um fator que pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem.
Outro motivo que pode dificultar o conhecimento são as classes superlotadas.
A bagagem que o aluno traz é primordial para o momento da aprendizagem e auxiliará no seu desenvolvimento.
O fracasso escolar é atribuído ao aluno que não quer aprender. Este aluno é sempre castigado e ameaçado por professores e pais.
As altas taxas de fracasso escolar são muitas vezes atribuídas à própria criança, explicado através de “doenças” que se ela possuirá.
Alguns alunos trazem uma grande bagagem cultural, social, intelectual, que acaba prejudicando os alunos com defasagem na aprendizagem leitura, escrita e cálculos.
Antes de o professor concluir que aluno tem “dificuldades de aprendizagem” encaminhá-lo para um clinica este que diagnosticar e descobrir o que esta realmente acontecendo.
O professor deve ter como prioridade a responsabilidade não só de dar assistência para os bons alunos, mas dar atenção especial para os que ele tem condições de desenvolver no aluno.
Condições de provocar um maior desenvolvimento cognitivo e propiciar uma aprendizagem.
 Alguns alunos permanecem mais tempo na escola do que com seus pais. A posição do professor é de extrema importância para prevenir muitas das adaptações encontradas.
O professor deve ter a consciência que os alunos, não progridem de forma homogenia, pois possuem ritmos diferentes.
O professor deve preocupar-se em auxiliar os alunos com atraso no seu desenvolvimento das funções neurológicas devido atraso em sua maturação.
Cabe a ele auxiliar seus alunos neste sentido antes de iniciar qualquer aprendizagem muitos professores estão mais preocupados com os rótulos, do que com soluções e cada vez mais aumenta as evasões escolares. É necessário que o professor esteja preocupado com os tipos de dificuldades que podem existir dentro e fora da sala de aula.
O professor quando bem capacitado é capaz de sanar muitas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem do aluno.
E é capaz de deixar apenas ao profissional caso que “fuga” de seu alcance.
O educador deve não só se preocupar com a aprendizagem de cada tarefa, mais sim promover condições para que a aprendizagem torne satisfatória e de qualidade.
O educador deve respeitar as dificuldades do aluno não o expondo ao ridículo.
Muitos vícios e problemas reproduzidos na fala são originados a partir do convívio familiar. A criança escuta certa expressão e reproduz conforme ouve.
A postura do professor frente às dificuldades dos alunos, quaisquer que sejam elas, deve ser, de auxiliá-los. Criando situações de maior interesse em sala de aula, como materiais adequados e mais motivadores. Despertando o interesse do aluno pelo assunto tratado ou discutido.
A criança que tenha uma inteligência inferior encontra-se limitada na sua aprendizagem. Algumas encontram tão comprometidas e não conseguem ultrapassar seu limite e outras alcançam um maior desenvolvimento. E assim o educador enfrenta varias dificuldades e ele não esta preparado.
Um ponto muito importante é o desenvolvimento da linguagem. Ele é responsável pela aquisição da leitura e escrita são manifestações de uma linguagem expressiva.
  Fatores afetivos- algumas crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem acabam apresentando algumas perturbações afetivas.
Os educadores acabam rotulando alunos como preguiçosos devido ao seu desinteresse em ler e escrever.
Muitas acabam apresentadas falta de segurança, inibição, falta de interesse pela escola.
É difícil saber se as perturbações afetivas são a causa ou a conseqüência da incapacidade de integrar a leitura e a escrita.
Os fatores ambientais (nutrição e saúde) uma alimentação inadequada pode afetar as habilidades de aprendizagem.
Dois fatores que interferem: um deles diz a respeito à gestação e aos primeiros anos de vida da criança e a outra é a carência ou privação alimentar na época das aprendizagens escolares.
Esses problemas relativos à nutrição acabam prejudicando o desenvolvimento intelectual do aluno.
 A maturalidade extrema importância para o processo de alfabetização. É necessário que a criança apresente um nível de maturalidade, de desenvolvimento físico, psicológico e social no momento de sua entrada no sistema escolar, pois isso facilitara o processo de aprendizagem.
Deficiências não-verbais são relacionadas às dificuldades em orientação espacial, lateralidade, orientação temporal limitações de percepção social.
Uma criança integra primeiramente as experiências não verbais. Delas depende a aquisição de muitas outras aprendizagens.
Dislexia- muitas crianças no inicio das aprendizagens leitura e escrita, apresentam os mais variados “erros”. Trocam as letras (p por q) ou (j por g), escrevem espelhados, não conseguem aglutinar palavras. Essas crianças apresentam grandes dificuldades de ler e escrever.
A dislexia é a dificuldade de compreender o que está escrito e de escrever o que está pensando.
A dislexia pode vir associada a vários distúrbios de fala e linguagem, da estruturação corporal, espaço-temporal, do sentido de direção, da percepção do ritmo. Dislexia são quaisquer dificuldades que a criança possa apresentar na aprendizagem da leitura, não importando a causa.
 E essas dificuldades tentem a desaparecer por volta 15-17 anos. Foram realizados vários testes e pesquisas relativos a dislexia foram citados diversas polemicas no mundo todo, alguns autores negam outros afirmam a existência desse quadro.
Desfontaine- classificou a dislexia em 3 tipos:
- dislexia constitucional;
- dislexia de evolução;
- dislexia afetiva.
Verificou-se que criança que aprenderam ler muito cedo antes de atingir a maturidade, é futuramente disléxica.
São vários os motivos que levam a ser disléxico. Os erros mais freqüentes e confusões são entre “ç” e “ss”, entre “l” e “u”, entre “s” e “z”, “m” antes de “p” ou “b”. Vários problemas e dificuldades apresentados pelos disléxicos.
É necessário que educador não rotule o disléxico, isso pode acabar prejudicando ainda mais seu desenvolvimento escolar. O educador deve saber lidar com essa dificuldade e tentar ajudar a criança em seu desenvolvimento pleno.
É necessário que toda equipe escolar não rotule o aluno, mas sim ajude e auxilie esse aluno.
É necessário que o professor auxilie de forma a amenizar os problemas relativos à dislexia.
E o aluno consiga desenvolver de forma plena seu desenvolvimento intelectual, social, psicológico, podendo assim desenvolver suas habilidades e seus potências.


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