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Atividades Pedagógicas

sábado, 16 de outubro de 2010

Processo de aprendizagem


Distúrbio  de aprendizagem


Os problemas de aprendizagem referem-se as situações difíceis enfrentadas pela criança normal e pela criança com um desvio do quadro normal, mas com expectativa de aprendizagem longo prazo. Podemos considerar o problema de aprendizagem como um sintoma, e pela intensidade com que este se apresenta fica difícil para o professor diferenciar um distúrbio de um problema de aprendizagem. Portanto estabelecer claramente os limites que separam “problemas” de aprendizagem dos chamados “distúrbio” de aprendizagem, é uma tarefa muito complicada, que fica a critério do especialista na área em que a  deficiência se apresenta. Ao educador cabe apenas detectar as dificuldades de aprendizagem que aparecem em sua sala de aula e tentar encaminhar, mas e se possível resolver.  Alguns fatores importantes que aparecem, sigmatismo, gagueira, distúrbio de leitura e escrita disortografia, dislexia, disgrafia e disfonia
Dificuldades escolares sem aparente razão muitas vezes são consideradas por professores e familiares como desinteresse, preguiça ou indisciplina do aluno ou ainda falta de preparo do professor e incompetência da escola. Muitos alunos  não conseguem aprender o mínimo  necessário para o prosseguimento dos estudos e acabam evadindo da escola após sucessões de fracassos.
As dificuldades de aprendizagem podem advir de diversos fatores como:
Inadequações de currículos, métodos de ensino inadequado, relacionamento professor/aluno, deficiência mental; problemas físicos e/ ou sensoriais (défcitis auditivos e visuais); linguagem deficiente; problemas emocionais; aspectos carenciais da população(saúde, nutrição); diferenças sociais ou culturais; falta de estimulação adequada nos pré requisitos necessários a alfabetização; dislexia; deficiências não verbais.
A escola  precisa propiciar ao aluno o desenvolvimento das suas capacidades integrando este a sociedade e oferecendo lhe condições para a resolução de problemas que por ventura influenciarão a sua aquisição de conhecimento. Frequentemente crianças com dificuldade de aprendizagem são rotuladas de “crianças problemas, indisciplinadas, desinteressadas”, dessa forma  a dificuldade de aprendizagem não é trabalhada e o aluno prossegue num processo de fracasso escolar que conduz a criança a inadaptações e com elas problemas de ordem emocional. Diante desses fatores é comum o aluno com dificuldade de aprendizagem abandonar o sistema de ensino com o consentimento da família que não sabe lidar com tal situação. As dificuldades de aprendizagem são difícies de diagnosticar  visto que as crianças não apresentam problemas nos outros seguimentos sociais exceto o escolar.  Entretanto se o professor  for aberto e se comprometer com aqueles que não acompanham a classe provavelmente utilizará  métodos para lidar com essas dificuldades.
È importante que a escola e a família estejam integradas para auxiliar o aluno com dificuldade de aprendizagem, pois a troca de experiência entre professores e pais poderá ser muito útil para utilização do melhor método.
È necessário compreender que não existe criança que não aprende, mas sim processos diferentes de desenvolvimentos, algumas aprendem num ritmo mais rápido, outras no entanto precisam de maiores estímulos e maior tempo. Os professores precisam  aprender a trabalhar com essas diferenças  propiciando estimulo, ambiente adequado e avaliar deforma a respeitar cada criança em seu estado de desenvolvimento. 
A falta de Maturidade para iniciar o processo de alfabetização
            Segundo Lourenço Filho a aprendizagem deve existir com o mínimo de maturidade, como a experiência de vida.Piaget explica que tais experiências são importantes para o desenvolvimento mental, físico, psicológico e social.
Deficiências Não verbais
Johnson e MyKlebust apud. Oliveira2005) salientam que as principais dificuldades é observada em respeito a aquisição da linguagem, escrita, e aprendizagem aritmética.

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